Destaques

TítuloQueima do Pai das Orelheiras marca Carnaval em Fafe
Dsa 7138a
Data de Publicação2019-02-28 00:00:00 +0000
Sub-títuloTradição celebrada no Centro da Cidade
Descrição

Reino na Folia anima miúdos e graúdos

A Queima do “Pai das Orelheiras” volta a estar na agenda do Carnaval fafense e está marcada para dia 5 de Março. Depois de recuperada, em 2015, pelo Município de Fafe, esta tradição regressa à cidade, para agrado de miúdos e graúdos.

As festividades têm início marcado para as 11h00, com a abertura do Reino da Folia, espaço no Parque da Cidade que concentra diversos divertimentos e muita animação. Já no centro da cidade, ao meio dia, a Taberna de Petiscos de Porco inaugura para proporcionar a todos momentos de convívio e ‘boa mesa’, estendendo-se pelo resto do dia. A partir das 20h00, o Grupo de Bombos Só Dava Assim percorre as ruas da cidade, prometendo muita alegria e folia. A Academia da Dança do Grupo Nun’Álvares garante também a animação, com muita música e dança .

O evento, que vai contar com a presença e colaboração de várias associações recreativas e culturais do concelho, conhecerá o seu ponto mais alto aquando da queima do boneco, de grandes dimensões, pelas 21h30, na Praça 25 de Abril, com o ator Rui Rodrigues, do Teatro Vitrine, a dinamizar o momento.

Dança, música e muita animação não faltarão durante a festa no centro da cidade.

Mas, os festejos do Carnaval no concelho começam já amanhã, dia 1, com o Desfile das Escolas que contará com a participação de mais de 2500 de crianças das escolas e jardins de infância do concelho que, vestidas a rigor, desfilarão pelas principais ruas da cidade, a partir das 9h30. Um momento que leva inúmeras pessoas à rua e que alegra o centro da cidade, com muita música, cor, folia e fantasia.

À tarde, é a vez do Baile de Carnaval Sénior. Mais de 400 idosos já confirmaram a sua presença nesta que é uma festa já tradicional e que leva alegria e animação aos nossos seniores. O encontro está marcado para a Casa do Gandião, a partir das 14h30.

A juntar a estas iniciativas, Fafe terá, novamente, muita animação pelas freguesias do concelho – vários desfiles, concursos de máscaras e animação tradicional.

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, destaca a importância de manter vivas as tradições da cidade.

O Carnaval em Fafe abrange, como é habitual, um conjunto de dias, onde a animação e a folia são as palavras de ordem. As hostes começam com mais de 2500 crianças a desfilar pelas ruas da cidade, animando e dando o novo colorido ao centro da cidade. Na parte da tarde alargamos a festa aos nossos seniores, com o já tradicional Baile que acolhe a simpatia de centenas de idosos que se mostram sempre prontos para uma grande tarde de animação.

Durante o fim de semana, vão ser várias as iniciativas nas freguesias do concelho, com desfiles, concursos e bailes.

O momento grande do Carnaval, em Fafe, é a Queima do Pai das Orelheiras, que acontece na noite de terça-feira. Quando em 2015 recuperámos esta tradição, percebemos que foi muito bem recebida pelos fafenses e, por isso, faz todo o sentido que continuemos esta marca. É importante preservarmos este tipo de tradições, que são uma marca da nossa identidade. Esperamos que este ano o bom tempo permita que tudo corra pelo melhor. Será uma grande festa e todos estão convidados assistir!
 

Powered by: TextoVirtual.com